Notícias
  • CASA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA NA NORMÉDICA
  • CASA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA NA NORMÉDICA
  • CASA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA NA NORMÉDICA

CASA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA NA NORMÉDICA

Entre os dias 2 e 4 de novembro, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) marca presença na Normédica com a Casa da Esclerose Múltipla, uma iniciativa que tem o apoio da Merck…

Entre os dias 2 e 4 de novembro, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) marca presença na Normédica com a Casa da Esclerose Múltipla, uma iniciativa que tem o apoio da Merck e que pretende sensibilizar os visitantes para as dificuldades e limitações decorrentes da doença, que as pessoas afetadas com EM enfrentam diariamente.

Durante este período vai estar em exposição a sala da Casa da EM onde diferentes experiências prometem colocar qualquer pessoa na pele de um doente com EM. Assim, quem visite a casa vai ser convidado a caminhar de barbatanas sobre um tapete, com o objetivo de representar a falta de equilíbrio que, por vezes, estes doentes sofrem

Os visitantes vão ser também convidados a usar perneiras, de modo a ficarem mais sensibilizados para as dificuldades ao caminhar e cansaço próprios desta condição. Uma poltrona colocada estrategicamente num nível mais baixo que o normal pretende mostrar a dificuldade sentida ao levantar; o “Livro da Alice” transmite a falta de concentração/ memória sentidas pelos doentes que têm dificuldade em sair da primeira página. No computador, através do teclado invertido tenta simular-se as dificuldades cognitivas que começam a surgir. Por outro lado, transportar uma caneca numa bandeja pode ser penoso já que parece mais pesada que o normal devido à fadiga ou focar as imagens que passam na televisão. O quadro vortex serve para transmitir as tonturas e vertigens experimentadas pelos doentes.

Para Maria José Meyer, Presidente da ANEM, “As iniciativas de sensibilização junto da população são muito importantes pois permitem aumentar o conhecimento sobre a doença, permitindo melhorar os cuidados prestados aos doentes, perceber melhor as suas dificuldades e limitações e procurar soluções adequadas à sua condição dentro da comunidade onde está inserido.

Sobre a Associação Nacional de Esclerose Múltipla – A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), formada em 24 de Maio de 1999, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, registada na Direção Geral da Solidariedade e Segurança Social.

O seu âmbito de intervenção é a nível nacional, ultrapassando já os 850 associados provenientes do continente e dos arquipélagos da Madeira e Açores. Os seus associados, na sua maioria, são portadores de Esclerose Múltipla, sendo os restantes pessoas que, direta ou indiretamente, têm contacto com a doença considerando a causa justa e digna de ser apoiada.

A ANEM tem por objetivos a organização de iniciativas que visem sensibilizar e promover a divulgação da doença e sua terapêutica; Intervir junto das entidades patronais e sindicatos sensibilizando-os para a doença e possíveis incapacidade daí resultantes; Apoiar e auxiliar na resolução dos problemas físicos, psicológicos, e socioeconómicos decorrentes da EM; Colaborar com os serviços de saúde, de modo a sensibilizar os médicos para a patologia; Apoiar a investigação e pesquisa na âmbito da EM, promovendo assim o aperfeiçoamento dos tratamentos e uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e Visitas domiciliárias aos associados que por motivos de saúde não podem deslocar-se à associação, contactando-se com a realidade envolvente de cada utente.

Sobre a Esclerose Múltipla – A esclerose múltipla (EM) é uma condição inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a doença neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos. Estima-se que mais de 2,3 milhões de pessoas têm EM a nível mundial. Embora possam variar, os sintomas mais comuns da EM incluem fadiga intensa, visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas em termos de força e coordenação. As formas recidivantes (repetitivas) da EM são as mais comuns.

Sobre a Merck – A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia com aplicações em cuidados de saúde, ciências da vida e materiais de desempenho. Cerca de 50.000 colaboradores trabalham para desenvolver tecnologias que melhorem e aperfeiçoem a vida – desde terapêuticas biofarmacêuticas para o tratamento do cancro ou esclerose múltipla, a sistemas de ponta para investigação científica e produção, e cristais líquidos para telefones inteligentes e televisores LCD. Em 2015, a Merck gerou vendas de 15 biliões de Euros em 66 países.

Ver também

Apoiar a Anem

IRS Solidário

Ajude a ANEM a custo 0.00€ para si!

 

 

Saber como

Agradecimento

"A reestruturação do nosso website, foi possível graças ao patrocínio da:

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Linha de Apoio

A linha de Apoio telefónico tem o Apoio da:

FACEBOOK

A SECIL APOIA A ANEM

"Obrigado SECIL por nos ter presenteado com uma viatura que serve de apoio ao domicílio a quem mais necessita."

Arquivo Artigos

Arquivo Documentação