A Esclerose Múltipla (E.M.) is a chronic disease, inflammatory, desmielinizante e degenerativa afetando o Sistema Nervoso Central (SNC).

Atinge com maior incidência o género feminino e surge mais frequentemente no jovem adulto (between 20 e os 40 years), apesar de nos dias de hoje a E.M. se comece a manifestar em idades mais precoces e/ou mais tardias.

É uma doença autoimune na qual o sistema imunitário não tem capacidade de diferenciar as células do seu próprio corpo de células estranhas a ele, eventually destroy its own tissues. The main target of this "attack" is the myelin, uma camada de gordura protetora das fibras nervosas que auxilia na transmissão de informação ao longo do corpo humano.

When an "outbreak" occurs, formed hardened scars that are grouped together forming the familiar "sclerosis" or also called "plaques". São afetadas inúmeras áreas do cérebro e da medula espinal pelo que se denomina esta doença de Esclerose Múltipla.

Prevalence of In

Estima-se que existam 2 milhões de pessoas portadoras de E.M.

In Portugal it is estimated that more than 8000 portugueses sejam portadores de E.M.,o seu diagnóstico é mais frequente por volta dos 30 years old, may arise in children and the elderly but with less incidence.

Segundo o GEEM (Study Group of Multiple Sclerosis), near 3500 portadores estão já a receber tratamento. A Esclerose Múltipla surge independentemente do local onde se habita, breed or age. No entanto os fatores ambientais e hereditários, são importantes para a sua manifestação. Mais frequentes em mulheres à exceção da E.M. tipo Primária-Progressiva em que a prevalência é semelhante em homens e mulheres.

Geograficamente a E.M. tem uma incidência elevada (> 30 cases 100.000 people) in much of Europe, Russia, Canada, northern USA, Southeastern Australia and New Zealand;

An average incidence (between 5 a 30 cases 100.000 people) the southern U.S., largely Australia, South Africa, Sul do Mediterrâneo, Siberia, Ukraine and certain areas of Latin America.
A low incidence (< 5 casos por 100.000 habitantes) na maior parte do continente Asiático, Africano e na zona Norte da América do Sul.

Multiple Sclerosis

The Central Nervous System (brain and spinal cord) é constituído por neurónios (nerve cells) and glial cells (que apoiam e asseguram o bom funcionamento dos neurónios).

Um neurónio é formado por um corpo celular com prolongamentos dendríticos e por uma extensão denominada axónio. Estes, para garantirem a condução dos impulsos nervosos são envoltos numa substância gordurosa e isolante a que chamamos mielina.
A mielina isola-os do fluxo de eletricidade que flui no seu interior gerando os impulsos nervosos. In the myelin sheath breaks are called "nodes of Ranvier", during which nerve conduction, permitem que os impulsos nervosos passem de nódulo em nódulo permitindo uma condução rápida e eficaz.

Demyelination

Na E.M. os processos inflamatórios danificam e/ou destroem as bainhas de mielina das células nervosas ocorrendo a desmielinização.

At this stage, os axónios não conseguem conduzir os impulsos nervosos ocorrendo a manifestação de sintomas neurológicos sentidos durante um surto ou recidiva da E.M., neurological deficits which vary according to the location of the regions where demyelination occurred.

When inflammation is present leaves the myelin there may be substituted in which case the recovery of neurological function, como ocorre nos surtos temporários da E.M.. Contudo se a desmielinização manifestada for mais grave e mais prolongada temporalmente poderá levar à destruição dos axónios antes mesmo de ser possível recuperar a camada protetora de mielina.

Thank

"The restructuring of our website, been possible thanks to the sponsorship of:

Helpline

The telephone support line has the support of:

FACEBOOK

Other News

general meeting 2017

Transportation Urgent Patients

Call General Assembly in November 2016

Portal do SNS

jetski

be supportive

Construction of Home
Learn more
 
Raising Campaign Funds
Learn more
 
Being a Volunteer
Learn more
 
Map of Donations
Learn more

Supporting Anem

Publications Anem

The SECIL supports Anema

"SECIL Thanks for having presented with a car that serves as home support to those most in need."

Links Úteis

Guia do User
Learn more
 
 
Investigation
Learn more

 
Legislation
Learn more

Files