Esclerose Múltipla Recidivante Remitente (EMRR)

(Esclerose Múltipla Surto/Remissão) é a forma mais comum de EM, em que os indivíduos apresentam surtos e voltam ao seu estado normal. Estes surtos são episódios agudos de manifestações sintomáticas por um período superior a 24 horas. Durante o surto os sintomas desenvolvem-se nos primeiros dias, permanecem constante durante 3 a 4 semanas e acabam por cessar ao fim de um mês. Nesta fase poderá haver uma recuperação parcial ou total dos sintomas experimentados, considerando-se 2 surtos distintos num curto espaço de tempo, quando existe um intervalo de 30 dias entre ambos.
Sendo esta uma doença progressiva pode ocorrer que que passados 10 a 15 anos este tipo de EM poderão evoluir para Esclerose Múltipla Secundária Progressiva.

Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (EMSP)

Desenvolve-se por um período de 10 a 15 anos. Poderão apresentar surtos, contudo a recuperação dos sintomas apresentados não é total podendo passar por um acréscimo progressivo e constante da sintomatologia e da incapacidade.

Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP)

É um tipo de EM progressiva que surge em idade mais avançada (40 anos ou mais), sem períodos de surtos, onde os sintomas agravam-se de forma constante desde o início do diagnóstico. A incapacidade aumenta gradualmente até uma dada altura e poderá ou não agravar-se por meses e/ou anos.

Agradecimento

"A reestruturação do nosso website, foi possível graças ao patrocínio da:

Linha de Apoio

A linha de Apoio telefónico tem o Apoio da:

Facebook Posts

13 de Agosto de 2017
Dia Mundial Health QiGong!

Participe nesta iniciativa às 11h00 no Pólis de Gramido - Gondomar

Contamos consigo!
... Ver MaisVer Menos

Ver no facebook

22 Julho: Dia Mundial do Cérebro 2017 dedicado ao AVC

O AVC é a segunda causa de morte no mundo – 1 em cada 10 mortes anuais em Portugal devem-se a AVC – Tratar o AVC aumenta a probabilidade de uma vida futura melhor

Para assinalar o Dia Mundial do Cérebro, comemorado a 22 de Julho, a Sociedade Portuguesa de Neurologia junta-se à World Federation of Neurology (Federação Mundial de Neurologia) e à World Stroke Organisation (Organização Mundial do AVC), a fim de aumentar a consciencialização em relação ao AVC.

“O AVC é a epidemia do século XXI,” afirma o Professor Raad Shakir, Presidente da World Federation of Neurology (WFN), ao explicar a decisão da organização em adoptar “O AVC é um ataque ao cérebro: Previna-o – trate-o” como lema para o Dia Mundial do Cérebro deste ano, celebrado em parceria com a World Stroke Organisation (WSO).
O Dia Mundial do Cérebro foi lançado pela WFN em 2014 e é dedicado a um tópico diferente em cada ano. A Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) junta-se a numerosas organizações por todo o Mundo para apoiar esta campanha de consciencialização. “Queremos que esta iniciativa ajude a reduzir o número de mortes e incapacidade causada pelo AVC” diz o Professor Shakir.
... Ver MaisVer Menos

Ver no facebook

Outras Notícias

Assembleia Geral 2017

Assembleia Geral 2017

Transporte Não Urgente de Doentes

Transporte Não Urgente de Doentes

Convocatória Assembleia Geral Novembro 2016

Convocatória Assembleia Geral Novembro 2016

Portal do SNS

Portal do SNS

Moto Naútica

Moto Naútica

ser solidário

Construção do Lar
Saber mais
 
Campanha de Angariação de Fundos
Saber mais
 
Ser Voluntário
Saber mais
 
Mapa dos Donativos
Saber mais

Apoiar a Anem

Publicações Anem

A SECIL APOIA A ANEM

"Obrigado SECIL por nos ter presenteado com uma viatura que serve de apoio ao domicílio a quem mais necessita."

Links Úteis

Guia do Utente
Saber mais
 
 
Investigação
Saber mais

 
Legislação
Saber mais

Arquivos