El diagnóstico de la esclerosis múltiple

Os sintomas associados à E.M. são inconstantes tanto quanto à sua frequência, como la gravedad, variando de acuerdo con el sitio de la lesión en el sistema nervioso central.

Parestesias

São sensações cutâneas subjetivas (frio, calor, dormência) que se sentem espontaneamente. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.

Cambios visuales – Neurite ótica

É uma inflamação do nervo ótico, que gera uma desmielinização (alteração na camada de mielina presente na superfície do nervo, impedindo a transmissão de modo correto da informação pelo nervo).

A relação entre a neurite ótica e a esclerose múltipla ocorre porque aproximadamente 15 un 20% dos casos de E.M. se manifestar, a princípio, por neurite e 40 un 50% destes pacientes desenvolvem neurite em algum momento da doença.
As manifestações clínicas da neurite ótica caracterizam-se pela clássica tríade de sintomas composta por perda de acuidade visual, dor ocular e discromatopsia (perceção anormal das cores). Poderá apresentar visão turva, embaciada.

Apesar das melhorias graduais, por vezes após várias semanas, a recuperação nem sempre é total.

Los cambios en el balance y la coordinación motora;

É o cerebelo controla todos os nossos movimentos. Quando este sofre uma alteração poderá ocorrer uma dificuldade no equilíbrio (cambalear enquanto caminha por exemplo) e/ou de coordenação (agarrar pequenos objetos ou escrever com letra legível).

Estas alterações poderão ser observados por curtos períodos de tempo (durante um surto) ou poderão ser mais permanentes quando associado a uma forma mais progressiva de E.M.

Disartria;

São alterações da articulação da fala e da articulação verbal, causados por coordenação imperfeita de estruturas como: faringe, laringe, língua e/ou músculos faciais. Na esclerose múltipla pode ocorrer por desmielinização no cerebelo, bilateral em fibras dos nervos cranianos, em múltiplas áreas do córtex cerebral e/ou tronco encefálico.

Motor y Espasticidad cambios;

É o Sistema Nervoso que controla as nossas funções motoras. Se a lesão associada à E.M. atinge este sistema é frequente o aparecimento de alterações motoras, como a perda de força muscular de intensidade, tempo de recuperação variado.

A espasticidade é uma perturbação do controle muscular caracterizado por músculos tensos ou rígidos e uma incapacidade de controlar os músculos. Pode também apresentar reflexos hiperativos que tendem a ser persistentes e fortes por um longo período de tempo, causando dor.

Cambios urinarios;

É possível que surjam problemas de retenção urinária, ou a bexiga espástica (incapacidade de reter urina). Ao mesmo tempo podem também ocorrer problemas de obstipação.

Fatiga

É uma sensação de desgaste, cansaço e/ou falta de energia após um pequeno esforço. Este sintoma pode durar por um longo período de tempo e, como é muito frequente em muitas doenças não é identificado de imediato como causado pela E.M.

Los cambios psicológicos y cognitivos.

Podem surgir problemas de memória, atenção e concentração em doentes comde EM há algum tempo, dificultando as tarefas/atividades que necessita realizar no seu dia-a-dia.

El inicio de la EM, acontecimiento anormal en la vida del hombre implica cambios profundos y permanentes en su día a día. Es abrumador oír estas palabras del profesional de la salud. Los sentimientos de ira, frustración, choque, tristeza surge en enfermos, por lo general una mujer joven en la fase productiva de su vida.

Vivir con este diagnóstico no obliga a negar estos sentimientos, pero, emprender una rehabilitación cumple con los nuevos requisitos que las Impone enfermedad. Sabemos que as reações que cada um irá refletir dependerão não só da sua personalidade como também do apoio que sentem e recebem das pessoas mais significativas e dos profissionais de saúde.

Alteração de humor e depressão

A depressão afeta os portadores de E.M. de duas formas. No momento em que são diagnosticados pode-se desencadear um quadro depressivo perante a nova realidade com que o doente se depara: as mudanças que a doença pode causar no seu corpo e mente poderão afetar a forma como o próprio sente sobre si mesmo e sobre a vida.

Por outro lado a Esclerose Múltipla pode resultar no desenvolvimento da depressão pelo ao impacto fisiopatológico que esta patologia possui sobre o cérebro, desencadeando lesões neurológicas que poderão desligar regiões do córtex entre si causando sintomas depressivos com elevada frequência.

Problemas sexuais

Problema de incontinência urinária, de esfíncteres ou de sensibilidade podem levar a problemas sexuais, como a disfunção eréctil ou a dificuldade em atingir o orgasmo.

Tais momentos poderão gerar ansiedade e tensão no relacionamento entre o casal, sendo importante que o mesmo fale entre si, sobre os seus medos e ansiedades dissipando o mal-estar que poderão sentir.

Agradecer

"La reestructuración de nuestro sitio web, sido posible gracias al patrocinio de:

Línea de ayuda

La línea de asistencia telefónica cuenta con el apoyo de:

FACEBOOK

Otras Noticias

Asamblea General 2017

Transporte Los pacientes urgentes

Llame a la Asamblea General en noviembre 2016

Portal do SNS

jetski

ser de apoyo

Construcción de Inicio
Obtenga más información
 
El aumento de los fondos de campaña
Obtenga más información
 
 
Mapa de Donaciones
Obtenga más información

Apoyar Anem

Publicaciones Anem

El Secil apoya Anema

"Secil Gracias por haber presentado con un coche que sirve de apoyo en el hogar a las personas más necesitadas."

Enlaces Úteis

 
 
 

Archivos