Página inicialMapa do siteAjuda
ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipa

A AssociaçãoApoios da ANEMEsclerose MúltiplaApoiar a ANEMLegislaçãoLinks úteis
Contactos

voltar


Em Destaque
Encontro da Associação Nacional de Esclerose Múltipla "Saiba Ajudar"


A EM - Abordagem clínica No dia 4 de Dezembro de 2004 teve lugar no Centro Social de Olival o I Encontro Científico da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, intitulado “Saiba Ajudar”.

O Presidente da ANEM, João Casais, abriu o Encontro agradecendo, desde logo, a participação dos presentes e desejando que todos aproveitassem da melhor forma este momento.

Uma breve resenha histórica da ANEM foi realizada em seguida, de modo a dar a conhecer os primeiros passos de uma Associação que, com vontade e persistência, tem vindo a desenvolver-se e a conseguir realizar pequenos sonhos que, dia após dia, têm contornos cada vez maiores. Claro que esta ilusão que tem vindo a tornar-se realidade, só tem sido possível com a colaboração dos sócios e com o apoio de algumas Instituições e, neste contexto, o representante da Câmara Municipal de Gaia presente no Encontro, mostrou a sua disponibilidade para apoiar os projectos da ANEM e ajudar a dar-lhes forma.

Depois de uma breve pausa, voltamos ao tema com uma Abordagem Clínica da EM. O Dr. Ângelo Soares, na sua intervenção, definiu a EM como um conjunto de lesões no sistema nervoso central, disseminadas no tempo e no espaço, podendo despoletar efeitos emocionais adversos que, muitas vezes, contribuem para o afastamento sucessivo do doente em relação ao meio que o rodeia. Neste sentido, salientou a importância do papel do cuidador, que deve incutir no outro o sentimento de imprescindibilidade e apoiá-lo, de modo a contribuir para a sua qualidade de vida.

ANEM em Gaia Qualidade de Vida e a convivência com a EM

A promoção da qualidade de vida, de acordo com o Dr. Joaquim Pinheiro, é central na EM, constituindo um dos objectivos primordiais ao nível da Saúde. Assim, é necessário perceber qual a avaliação que o doente faz relativamente a três domínios da vida: o físico, o psicológico e o social, de modo a que a acção médica a exercer tenha em conta a perspectiva do doente.

Actualmente, é reconhecida a importância de envolver activamente o doente em todas as dimensões da EM. Neste Encontro, a intervenção da Prof. Dra. Maria José Sá assentou nesse propósito, uma vez que procurou dar uma explicação para os sintomas mais frequentes na EM. Deste modo, enunciou o cansaço físico extremo, a falta de força muscular, a falta de equilíbrio e os problemas visuais como ocorrendo na maioria dos doentes e podendo contribuir para algum grau de incapacidade, exigindo a adequação das tarefas à capacidade física. Aliada a estas dificuldades físicas salientou também as perturbações cognitivas, como a perda de memória e desorientação espacial e temporal, que aparecendo como problemas de algum modo “invisíveis” não deixam de ser bastante frequentes e tão ou mais incapacitantes que as dificuldades do domínio físico.

Qualidade de Vida e a convivência com a EM Ajudar a Viver

No momento seguinte, foi dada a oportunidade aos participantes de colocarem as suas questões aos especialistas presentes. O auditório revelou-se bastante interessado em obter respostas para algumas das suas dificuldades que incidiram, essencialmente, em problemas urinários, sexuais e fadiga extrema. Um outro tópico preocupante foi o da variação do humor relacionada com o turbilhão de emoções que a EM provoca.

Depois de satisfeitas as dúvidas seguiu-se o almoço, que propiciou momentos de confraternização e animação ao som da Tuna Feminina da Faculdade de Economia do Porto.

No final da sua actuação a boa disposição era geral e estava dado o mote para reiniciar os trabalhos, com o tema: O bem-estar do doente com EM pela actividade física. Neste âmbito, o Prof. Dr. Manuel Botelho e Dra. Cármen Martini, abordaram a Saúde enquanto “estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença”, evidenciando os principais benefícios da actividade física na vida diária e a sua contribuição para um estado avançado de saúde física e psicológica.

De modo a ilustrar este tema seguiu-se a actuação dos FCDEF FLYERS, que executando vários exercícios, proporcionaram mais um momento de descontracção.

Tuna Feminina da Faculdade de Economia do Porto

Depois de uma breve pausa, a Enfermeira Graça Urbano mostrou aos presentes que é possível ajudar os doentes com EM, dando alguns conselhos práticos de como o fazer. E de modo a reforçar a importância do papel do cuidador, Sandra Correia deu o seu testemunho como cuidadora, evidenciando que quem ajuda com amor recebe sempre a sua recompensa em dobro.

No final deste Encontro, deu-se a conhecer aos presentes algumas das actividades e projectos futuros da ANEM, de modo, a que estes pudessem acompanhar e estar presentes em todas as fases do desenvolvimento desta Associação, cuja existência se deve aos portadores de EM e seus familiares, e cuja evolução pretende satisfazer todas as suas necessidades.

Ana Luísa Leal


voltar topo


Copyright 2005 ANEM. Todos os direitos reservados.design: capnatura.com








JaneiroFevereiroMarçoAbril
MaioJunhoJulhoAgosto
SetembroOutubroNovembroDezembro



Aceder a publicações de anos anteriores