Página inicialMapa do siteAjuda
ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipa

A AssociaçãoApoios da ANEMEsclerose MúltiplaApoiar a ANEMLegislaçãoLinks úteisContactos
Quem somos
Objectivos
Serviços prestados
Parceiros
Estatutos
Plano de Actividades
A Sede
Imprensa



Valentim Loureiro disponível (e sensível) para ajudar a ANEM
Na inauguração das novas instalações da Associação Nacional de Esclerose Múltipla

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla - ANEM, concretizou um sonho de longa data. A inauguração das novas instalações da associação na freguesia de Valbom, concretamente na Rua Júlio Dinis, 247, no passado dia 17 de Fevereiro, veio trazer um novo alento a dirigentes, associados e doentes portadores de esclerose múltipla.

Ao convite formulado pelo presidente da direcção da ANEM, João Casais, respondeu o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Major Valentim Loureiro, o Governador Civil do Porto, Manuel Moreira, o presidente da Junta de Freguesia de Valbom, José Gonçalves (que por contrato de comodato cedeu uma velha casa, agora recuperada, à associação), o director do Centro de Emprego de Gondomar, Adolfo Sousa, entre outros vereadores municipais, autarcas locais, dirigentes associativos e associados da nóvel instituição particular de solidariedade social.

Após o descerramento de duas placas alusivas ao acto inaugural - com agradecimentos às autarquias de Valbom e Gondomar, a benfeitores e a empresas que patrocinaram e apoiaram a obra - a comitiva, sempre acompanhada do presidente da ANEM, João Casais, efectuou uma visita às novas instalações, onde a ANEM pretende continuar a desenvolver os seus serviços - até à altura localizados no Mercado Municipal de Gondomar - de forma mais intensa. Nesta primeira fase, segundo João Casais anunciou aos presentes "inauguramos os escritórios, onde continuaremos a assegurar alguns dos serviços desenvolvidos até aqui". Numa segunda fase, os dirigentes da ANEM pretendem construir "um centro de apoio onde pretendemos desenvolver um conjunto de actividades com objectivos de integração sócio-ocupacional, de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, objectivos terapêuticos e assistenciais". Com estas valências, a ANEM pretende que os doentes - a nível nacional - convivam diariamente, libertando-os do seu cuidador, saiam do desaconselhado e natural (devido aos efeitos da doença) isolamento, tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida.

Para que este (segundo) sonho se concretize, o presidente da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, João Casais, apelou às entidades para apoiarem a instituição, tanto a nível humano como material, no sentido de levar por diante a construção, no exterior da nova sede, de um espaço polivalente para ajudar a tirar os doentes de casa, promovendo-lhes o necessário acompanhamento social e psicológico, para o qual a instituição conta com um empenhado grupo de voluntários que, em várias especialidades, assistem e apoiam os doentes de esclerose múltipla.

Para que este trabalho seja produtivo, a ANEM precisa do apoio de todos. Neste âmbito, a freguesia valboense tem sido exemplar. Tanto a Junta de Freguesia de Valbom, a Escola Dramática e Musical Valboense, como inclusivamente a Escola Secundária de Valbom, através do presidente do conselho executivo, Manuel Guedes, têm colaborado com a associação. Isso mesmo foi reafirmado por José Gonçalves, presidente da autarquia valboense que manifestou, publicamente, a intenção de prosseguir a parceria mantida com a ANEM, pois, na sua opinião, "esta associação realiza um excelente trabalho de solidariedade humana e social".

Pelo mesmo diapasão falou o Governador Civil do Porto, Manuel Moreira, que apontou a inauguração da nova sede como o primeiro passo para o natural crescimento da instituição, na certeza de que a actividade a desenvolver, contribuirá para a "melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem de esclerose múltipla". Daí que o representante do governo no distrito do Porto tenha também elogiado e referenciado as parcerias que levaram à concretização da obra. "Com o contributo da sociedade civil, das comunidades locais e dos poderes públicos foi possível construir uma obra que, para além de recuperar um edifício degradado, vai trazer mais felicidade a todos aqueles que passam a usufruir de melhores condições de trabalho e de assistência", referiu Manuel Moreira que rematou, afirmando ser esta, "uma obra humana para humanos".

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Major Valentim Loureiro, disse que a autarquia gondomarense esteve sempre sensibilizada para os graves problemas sociais e estruturais de que as pessoas do concelho padecem, por isso, a sua luta em prol da habitação social, da educação, dos deficientes - com os apoios à Associação dos Deficientes de Gondomar e à Associação Nacional de Paralisia Cerebral que recentemente inaugurou em Valbom novas e modelares instalações de nível europeu - e das famílias com maiores carências e dificuldades. "A autarquia tem o dever de apoiar os cidadãos com dificuldades e nós estamos profundamente motivados (com provas dadas) para estes problemas de saúde que vitimam e agravam a qualidade de vida das pessoas, por isso - referiu Valentim Loureiro - vamos ajudar e disponibilizar os meios necessários para concretizar os anseios dos dirigentes e associados da ANEM, porque esta é, de facto, uma obra de grande alcance social".

in Repórter de Gondomar, 25 de Fevereiro 2004



voltar topo


Copyright 2005 ANEM. Todos os direitos reservados.design: capnatura.com








JaneiroFevereiroMarçoAbril
MaioJunhoJulhoAgosto
SetembroOutubroNovembroDezembro



Aceder a publicações de anos anteriores