Página inicialMapa do siteAjuda
ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipa

A AssociaçãoApoios da ANEMEsclerose MúltiplaApoiar a ANEMLegislaçãoLinks úteisContactos
Quem somos
Objectivos
Serviços prestados
Parceiros
Estatutos
Plano de Actividades
A Sede
Imprensa



Associação Nacional de Esclerose Múltipla inaugurou a nova sede social
Com as presenças de Valentim Loureiro e do governador civil do Porto


O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, acompanhado pelos vereadores Fernando Paulo e Manuel Guedes, por Manuel Moreira, governador civil do Porto, assim como por Laurindo Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia de Valbom, e José Gonçalves, presidente autarquia valboense e demais membros daquele Executivo, a que mais tarde se juntou o padre Manuel Paiva, pároco de Valbom, foram as entidades que estiveram presentes, no passado dia 16 de Fevereiro, na cerimónia de inauguração da nova sede social da Associação Nacional de Esclerose Múltipla.

O sonho de longa data da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) foi, finalmente, concretizado no passado dia 16 de Fevereiro, com a inauguração da nova sede, situada na freguesia de Valbom, na Rua Júlio Dinis. Recorda-se que a nova casa da Associação, que tinha sido doada à autarquia valboense, foi cedida pela Junta de Freguesia local, através de um contrato de comodato, por um período de 12 anos.

A nova sede vai permitir aos associados beneficiarem de apoio psicológico individual e de grupo (agora alargado aos cuidadores), encaminhamento de situações, apoio jurídico e social, bem como o desenvolvimento de várias actividades a que a ANEM já habituou os seus quase três centenas e meia de associados.

As novas instalações resultam de um investimento superior a 30 mil euros, montante que assume grande importância, tendo em conta que a obra foi concluída em exclusivo com capitais próprios daquela Associação, que anteriormente estava sediada no mercado municipal de S. Cosme, em Gondomar.

Recorda-se que a ANEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujo âmbito de intervenção é nacional, não tem fins lucrativos e possui como meios financeiros as quotas dos seus associados e alguns subsídios públicos e privados.

Neste momento a ANEM conta com 334 sócios (dados de Fevereiro de 2004), alguns dos quais não sendo doentes de Esclerose Múltipla (EM), são pessoas que, de forma directa ou indirecta, têm contacto com a doença e consideram esta cauja justa e digna de ser apoiada.

O objectivo primordial da ANEM é apoiar os doentes e os seus familiares e ultrapassarem as dificuldades de saúde e sociais que se lhes colocam na vida quotidiana, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e assegurar os seus direitos sociais.

Para isso, a ANEM assegura a todos os doentes e familiares um conjunto de serviços, nomeadamente: apoio psicológico; grupo de auto ajuda para doentes e cuidadores; apoio social; apoio jurídico; gabinete de esclarecimento sobre a doença e formas de lidar com os doentes; gabinete de encaminhamento para outras entidades; publicação trimestral de uma revista, a par com outras publicações, de cariz informativo e de divulgação relativamente, à doença e à Associação; promoção de iniciativas de carácter lúdico-pedagógico.

Contudo, o grande desafio que se coloca à ANEM, agora que tem uma nova casa, é arrancar com a segunda fase das obras, orçada em 65 mil euros. O objectivo é não só ter um espaço considerado polivalente, no qual os doentes podem estar diariamente, mas também oferecer-lhes variados serviços paramédicos, além de outras vantagens, conseguidas através de protocolos de parcerias estabelecidos com várias estruturas do concelho de Gondomar.

Entre as referidas novas vantagens que os sócios da Associação terão, podem destacar-se refeições diárias, lavandaria, serviço domiciliário e a utilização de piscina. Para além destas novas respostas, a ANEM propõe-se ainda a desenvolver um alargado leque de actividades lúdico-pedagógicas com o objectivo de possibilitar aos doentes apreenderem a sua doença e, consequentemente, a sua nova vida de uma forma mais facilitada.

Para a realização desta segunda fase do sonho da nova sede, a ANEM precisa, naturalmente, de todo o apoio possível dos associados e entidades públicas e privadas que comunguem do objectivo último da Associação: proporcionar uma vida melhor aos doentes de EM.

Após a inauguração da sede social da ANEM, no período destinado a intervenções, João Casais, presidente da associação, depois de referir que o investimento feito na remodelação daquele espaço foi de 125 mil euros, manifestou a sua satisfação "por termos algo que até agora nunca tivemos. Comparativamente com o anterior, este já é um espaço grande, que nos possibilita outro tipo de trabalho": A finalizar, o dirigente apelou ao apoio dos presentes, no sentido de "fazer a cobertura do espaço exterior, de forma a podermos retirar os doentes que vivem em casa".

José Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Valbom, congratulou-se com o destino dado ao legado de um conhecido e já falecido valboense, considerando que "é mais um equipamento existente em Valbom, que apesar de ter uma superfície reduzida, vai servir para apoiar os doentes de esclerose múltipla, o que nos deixa bastante satisfeitos".

Na sua intervenção, o autarca valboense deu a conhecer aos presentes que, após uma conversa com Valentim Loureiro, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar comprometeu-se a asfaltar cerca de 20 metros da artéria onde está sediada a ANEM (desde a porta da nova sede social até ao cimo da subida, ou seja, onde a rua começa a alargar-se), de modo a facilitar a locomoção dos doentes de EM.

Para Manuel Moreira, governador civil do Porto, a nova sede social da ANEM é um bom exemplo de colaboração entre diversas entidades, já que "depois da Junta de Freguesia de Valbom ter recebido a casa por doação, cedeu-a à ANEM através de um contrato de comodato, com a Associação a encarregar-se da recuperação do edifício, para a qual o Governo Civil deu um modesto contributo".

A finalizar o período de intervenções, Valentim Loureiro afirmou que só naquele dia e antes de entrar no edifício é que lhe tinham colocado a questão da necessidade do asfaltamento de parte da Rua Júlio Dinis, pois, "caso me tivessem avisado com antecedência, a inauguração desta casa já contaria com o acesso asfaltado".

No que concerne à cobertura do espaço exterior, questão que foi colocada ao presidente da Câmara Municipal de Gondomar durante a inauguração daquela sede social, Valentim Loureiro afirmou estar totalmente de acordo, pelo que pouco tempo deverão esperar os utentes da ANEM para poderem usufruir de tal melhoramento.

in O Comércio de Gondomar, 26 de Fevereiro 2004



voltar topo


Copyright 2005 ANEM. Todos os direitos reservados.design: capnatura.com








JaneiroFevereiroMarçoAbril
MaioJunhoJulhoAgosto
SetembroOutubroNovembroDezembro



Aceder a publicações de anos anteriores