O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais surge no seguimento de um projeto corporativo global, o “Embrancing Carers”, da Merck, para entender o que ainda falta fazer pelos cuidadores informais em Portugal. 

Reconhecidos recentemente por um Estatuto que continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores informais têm estado em destaque nos últimos tempos. Por isso, a missão deste Movimento é ajudar os cuidadores informais e tornar visível e reconhecido o seu contributo, nas mais diversas áreas e doenças em que esta figura tem um papel fundamental. 

A curto e médio prazo, a sua missão passa por ações, como: 

  • Implementação de Inquérito Nacional aos Portugueses e Cuidadores Informais; 
  • Implementação de Plano Nacional de Comunicação e Consciencialização e Revisão das Medidas de Apoio aos Cuidadores Informais.

Este Movimento conta com dezenas de associações portuguesas parceiras que concretizam projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida. A ANEM orgulha-se de fazer parte deste projeto e apoiar esta causa, ajudando a implementar ações que realmente irão melhorar a vida dos cuidadores informais em Portugal.