Tipos de EM

Esclerose Múltipla Recidivante Remitente (EMRR)

Esclerose Múltipla Surto/Remissão é a forma mais comum de E.M., em que os portadores apresentam surtos e voltam ao seu estado normal. Os surtos são episódios agudos de manifestações sintomáticas por um período superior a 24 horas.

Durante o surto os sintomas desenvolvem-se nos primeiros dias, permanecem constante durante 3 a 4 semanas e acabam por cessar ao fim de um mês.

Nesta fase poderá haver uma recuperação parcial ou total dos sintomas experimentados, considerando-se 2 surtos distintos num curto espaço de tempo, quando existe um intervalo de 30 dias entre ambos.
Sendo esta uma doença progressiva pode suceder que após 10 a 15 anos este tipo de E.M. poderá evoluir para Esclerose Múltipla Secundária Progressiva.

 

Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (EMSP)

Desenvolve-se por um período de 10 a 15 anos. Poderão apresentar surtos, contudo não há uma recuperação total dos sintomas podendo passar por um acréscimo progressivo e constante da sintomatologia e da incapacidade.

 

Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP)

É um tipo de E.M. progressiva que surge em idade mais avançada (40 anos ou mais), sem períodos de surtos, onde os sintomas agravam-se de forma constante desde o início do diagnóstico. A incapacidade aumenta gradualmente até dada altura e poderá ou não agravar-se por meses e/ou anos.

 

Esclerose Múltipla Benigna

Descreve-se como uma E.M. por Surto-Remissão, contudo no decorrer dos anos a incapacidade continua praticamente inexistente ou muito reduzida.

Back to top of page