Medicina Tradicional Chinesa

Centro de Reabilitação Física – ANEM – Associação Nacional Esclerose Múltipla

Contactos: 224631985 – anem@anem.org.pt / ll.mtc.consultas@gmail.com

Regulação Bioenergética / Acupunctura / Tuina / Qigong / Reiki

Marcações abertas

 

Acupunctura

A Acupunctura é uma das técnicas mais utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1979.

Baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que percorrem o corpo para estimular a boa circulação da energia, fazendo com que os vários tipos de energias orgânicas fluam para áreas onde estão deficientes e para fora das áreas em que se encontram em excesso. Deste modo, o tratamento elimina não só os sintomas, mas também as suas causas.

O tratamento de Acupunctura é indicado para quem tem problemas em quase todas as especialidades da saúde. A Organização Mundial de Saúde elaborou uma lista de problemas, embora ainda limitativa, que podem ser tratados por Acupunctura:

Ouvidos, Nariz e Garganta

Respiratórias

Gastrointestinais

Olhos

Sistema nervoso e muscular

 

TuiNa

 

TuiNa (Massagem Chinesa), que significa “empurrar” e “agarrar”. Tem como objectivo dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue de um canal energético, órgão ou região corporal. Relaxa as tensões corporais e reorganiza as energias yin e yang do organismo promovendo o restabelecimento da saúde.

 

REIKI / QiGong terapêutico

 

O Reiki visa o realinhamento do fluxo de energia vital, devolvendo o equilíbrio energético ao corpo, o que produz uma profunda sensação de bem-estar geral. Trata-se de uma terapia energética baseada no Modelo Metafísico que favorece a mudança de consciência, ou seja, que nos ajuda a termos consciência de quem somos e de quem queremos ser, facilitando as mudanças necessárias para reagir da melhor forma à doença/patologia ou origem do desequilíbrio.

A sua eficácia é inegável e já é oficialmente reconhecido em vários países. Em Portugal, o seu reconhecimento tem sido crescente, e já está integrado como medicina complementar às medicinas convencionais em alguns hospitais. O QiGong terapêutico faz o restabelecimento do equilíbrio energético segundo a MTC.

 

QiGong

 

O Qigong consiste de movimentos físicos e respiratórios para equilibrar os movimentos do corpo, regular a energia (Qi) e a respiração, com o objectivo de prevenir e curar doenças.

Na China, é usado como uma das principais terapias de doenças crónicas, mesmo a nível hospitalar.

A prática do QiGong melhora a aptidão física aumentando a velocidade de reação, a força muscular, a flexibilidade e coordenação motora, melhora a capacidade pulmonar, a frequência cardíaca e pressão arterial e melhora os índices da densidade óssea.

Contribui positivamente à emoção e equilíbrio mental, ao alívio da ansiedade e depressão, ao aumento da capacidade de concentração e à manutenção do estado de saúde mental.

Aumenta a agilidade da memória e o raciocínio, a memória de curto prazo, a atenção e retarda o envelhecimento mental e físico.

Aumenta a autoestima, a vitalidade, a qualidade do sono. Estudos têm demonstrado que o QiGong ajuda a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares crónicas, hipertensão, aterosclerose, melhora a imunidade natural, metabolismo de lípidos e transporte de oxigénio no sangue.

 

Outros Serviços

 

Regulação Energética

Massagem de Relaxamento

Drenagem linfática manual

Back to top of page